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Publicado em 04/09/2023 - Segunda-feira às 10h00
Ter uma identidade visual sólida é fundamental para a prestação de serviços jurídicos, como na advocacia, por diversos motivos. A identidade visual não se limita apenas ao logotipo ou cores escolhidas, mas engloba todo o conjunto de elementos visuais que representam as características de ação de uma advocacia.
A identidade visual torna-se importante para refletir uma imagem perante ao público e clientes, tais como: Profissionalismo, uma identidade visual bem projetada e coesa trás credibilidade na primeira impressão dos serviços prestados, com sentimento de seriedade e confiabilidade; Diferenciação, afinal oferece o individualismo no mercado jurídico que é altamente competitivo, sendo único e memorável, a identidade visual pode ajudar a destacar da concorrência; Comunicabilidade, a identidade visual quando clara e bem planejada ajuda na comunicação efetiva com o público e clientes, com os elementos visuais transmitem-se valores, especializações e missão; Memória, um design forte e marcante ajuda as pessoas a lembrarem da marca, especialmente importante no setor jurídico, pois as decisões muitas vezes envolvem longos períodos de pesquisa e consideração.
O processo de criação da marca envolve várias etapas que ajudam a definir como a marca será percebida pelos clientes e como se destacará no mercado. As principais etapas desse processo são: pesquisa de mercado, estratégia para definição de objetivos, estudo de conceito e valores, criatividade artística profissional sobre desenvolvimento quanto a cor, tipografia e elementos; aplicações em materiais de marketing, lançamento, implementação e adaptação.
Lembrando que o processo de criação da identidade visual deve ser conduzido por profissionais de design gráfico ou agências especializadas, pois eles têm experiência em traduzir a essência da marca em elementos visuais eficazes e atraentes. Uma identidade visual bem desenvolvida é um investimento que pode fortalecer a imagem da marca e contribuir para o sucesso a longo prazo.
Ao contatar o profissional de design gráfico, ele orientará a forma de trabalho e criação, normalmente as etapas são: definição de objetivos e necessidades, pesquisa e seleção de materiais, recolhimento de referências, briefing detalhado, pesquisa, criação, refinamentos, aprovação, entrega dos arquivos finais e monitoramento.
Sem mais delongas, apresento oficialmente, com muito entusiasmo, a nova identidade visual da minha advocacia, que reflete a evolução e compromisso que possuo em fornecer serviços jurídicos de excelência. Estou ansiosa para continuar a oferecer orientação jurídica de qualidade, agora com uma imagem que revela uma personalidade única.
O símbolo gráfico, além de representar as iniciais "A" e "C" de Ana Carolina, remete a afinidade com alguns formatos, como o de um ESCUDO, que retrata proteção, força e defesa para com o exercício da advocacia, ademais, de uma certa perspectiva, uma BORBOLETA, que reflete a liberdade, renovação e evolução em referência aos direitos individuais, coletivos e sociais.
A tipografia de apoio é muito importante para a identidade visual, pois é através dela que nos comunicamos. Para manter a comunicação assertiva e com legibilidade em diversos meios de comunicações e materiais, utiliza-se a fonte Magic Bright Serif para títulos e a Minion Variable Concept, de fácil aplicação em diversos materiais por ser uma fonte dinâmica, ou seja, seu peso e tamanho completamente editáveis.
As cores são uma parte de suma importância na composição da marca, pois é através dela que a identidade é representada. A cor VINHO simboliza coragem, acolhimento e elegância, características da Ana Carolina. A cor DOURADA reflete sucesso, realização e sofisticação, fundamentais no ramo da advocacia. Já a cor CINZA escuro reproduz o equilíbrio e serenidade da marca. Quanto a cor BRANCA retrata honestidade, transparência e clareza, objetificando o modo de ação da marca.
As aplicações de marketing podem ser diversas como: cartões de visita físico e digitais, botons, canecas, canetas, pastas, envelopes, agendas, calendários, Squeezes, etc.
Estou muito satisfeita e entusiasmada com todo desenvolvimento e resultado da minha identidade visual.
E vocês, o que acharam?
Palavras-chave: identidade visual, advocacia e processo criativo